FCC S.A.
albemarle
petrobras

Publicações & Artigos

Artigos

Com o objetivo de trocar conhecimentos e disseminar novas tendências e inovações entre seus públicos de interesse, a FCC S.A. desenvolve, promove e multiplica artigos técnicos, voltados ao seu mercado de atuação. Este ambiente exclusivo permite a leitura, download e comentários sobre os artigos publicados, facilitando a sua interação conosco. Confira.

Acidez no petróleo: consequências e controle de corrosão

Conhecida também como “acidez naftênica”, a acidez total é uma das características dos petróleos que mais influencia em seu preço e em seu processamento. Petróleos considerados de acidez elevada tendem a ser mais baratos que os petróleos de baixa acidez e são alternativas importantes para refinarias do mundo todo.

Provenientes de países como Brasil (pós-sal), Rússia, Venezuela, China e Índia, e também presente em crus não convencionais como shale oils e sand oils, esses petróleos ácidos tendem também a ser mais pesados. Ao mesmo tempo que representam boas oportunidades para os refinadores, essas matérias primas também trazem consigo alguns desafios para as unidades de refino, um deles é a corrosão naftênica.

 


@2020 Fábrica Carioca de Catalisadores - Todos os direitos reservados