português   |   english   |   español
Login:
  
Busca
 
Notícias

12 de Junho - Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

15/06/2016

 

 

A FCC S.A. no combate ao Trabalho Infantil 

 

 

 

 

No item 8 (página 8) do seu Código de Conduta, a FCC S.A. deixa claro o seu repúdio a qualquer tipo de trabalho infantil: “A FCC S.A. não adota, nem apoia, em processos próprios ou de terceiros, qualquer tipo de trabalho infantil, trabalho forçado ou exploração predatória da fauna e da flora.”

A FCC S.A. desenvolve o Programa de Voluntariado Empresarial Almanaque das Profissões com foco direto na educação de crianças e jovens.

Avisos e palestras de conscientização da força de trabalho sobre temas como trabalho infantil e violência sexual contra crianças e adolescentes também são outros meios de informação utilizados pela empresa.

Desde 2010, a FCC S.A. é signatária do Compromisso Corporativo para o Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

____________________________________________________________________________________

 

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deste ano (12/06) teve como tema a Erradicação do Trabalho Infantil nas Cadeias Produtivas. Para a OIT (Organização Internacional do Trabalho) a luta contra o trabalho infantil requer políticas coerentes, que apoiem legislações focadas em educação de qualidade, proteção social e trabalho decente para os adultos.

O assunto também está na pauta da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que reafirma a meta de erradicação do trabalho infantil. Por isso, A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a OIT lançaram o curso on-line ”Fim do Trabalho Infantil na Agricultura”.

O curso visa assegurar que medidas de prevenção do trabalho infantil sejam incluídas em programas de desenvolvimento agrícola e rural, especialmente nos voltados a pequenos agricultores. Segundo as agências, as piores formas de trabalho infantil incluem trabalhos perigosos que podem prejudicar a saúde e causar danos à segurança dos menores.

No Brasil, há 3,3 milhões de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, em situação de trabalho infantil. Desse universo, 2,8 milhões estão trabalhando na informalidade nas cidades e no campo.
Crianças e adolescentes trabalham em pequenas oficinas ou em suas próprias casas, com suas famílias e essas situações podem ser invisíveis para empresários, para a fiscalização e para os consumidores. Famílias contratadas por empresas, contam com a mão de obra de seus filhos, com menos de 18 anos, para realizar tarefas ou produzir insumos que são incorporadas aos produtos de grandes e médias cadeias produtivas. Esses produtos se destinam principalmente ao mercado interno, mas também podem ser destinados à exportação.

Veja o número de crianças e adolescentes ocupados, por atividades e ocupações selecionadas, segunda os dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE - 2016:

- 187.399 — crianças e adolescentes, na faixa etária de 10 a 17 anos, trabalham na Construção Civil;
- 18.752 - crianças de 5 a 9 anos trabalham na Criação de Aves;
- 114.816 – crianças e adolescentes de 10 a 17 anos trabalham em Confecção e Comércio de Tecidos, Artigos do Vestuário e acessórios.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A., líder no mercado de catalisadores de FCC da América do Sul, é uma empresa que cria, produz e entrega soluções em catalisadores e aditivos para a indústria de refino de petróleo.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. reúne dois gigantes mundiais das áreas de petróleo e petroquímica: a Petrobras e a Albemarle Corporation.

@2016 Fábrica Carioca de Catalisadores - Todos os direitos reservados