português   |   english   |   español
Login:
  
Busca
 
Notícias

ProFIT: gestão da inovação baseada em metodologia de sucesso

08/11/2007

Sistema utilizado por várias empresas é sinônimo de qualidade

Excelência e inovação fazem parte do dia a dia da Fábrica Carioca de Catalisadores. A busca por tecnologias de ponta e processos que façam a diferença na qualidade do produto final norteia o trabalho desenvolvido pelas equipes da empresa, que está sempre atenta aos movimentos do mercado. Uma amostra disso é a implantação do Programa FCC S.A. de Inovação Tecnológica (ProFIT). Lançado em junho de 2007, o ProFIT tem sido adotado em projetos de licitações, reformulações de catalisadores e no desenvolvimento de novas plataformas tecnológicas.

Elaborado em parceria com o Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes), a metodologia do Programa baseia-se no Stage-GateTM, um Sistema de Gestão da Inovação que visa à aceleração do lançamento de novos produtos, tecnologias e serviços, considerando todas as particularidades do processo. Esta mesma metodologia é utilizada com sucesso por diversas empresas nacionais e internacionais, entre elas a Braskem - líder do mercado latino-americano de resinas termoplásticas, cliente e parceira da FCC S.A. -, que utiliza o sistema desde 2003.

De acordo com Carlos Eduardo Calmanovici, gerente de Inovação & Tecnologia - Vinílicos da Braskem, a utilização do sistema surgiu da necessidade de estruturação do processo de priorização dos projetos de inovação. Em função da limitação de recursos, realidade cada vez mais presente nas empresas, existia uma forte necessidade de selecionar as idéias e projetos potenciais de uma forma clara e objetiva. “Os ganhos foram significativos. Hoje, é possível atuar em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Inovação com muita disciplina e sem perder a criatividade das pessoas. Este talvez seja o maior desafio de um sistema desse tipo: permitir que a criatividade seja desenvolvida em um ambiente organizado e de forma estruturada”, afirma Calmanovici. “Este objetivo foi plenamente atingido pela Braskem e pode ser demonstrado na evolução do pipe-line (“funil” dos projetos de inovação) da empresa”, acrescenta ele.

Ainda segundo o gerente, o sistema fez com que as decisões relativas aos projetos fossem tomadas a partir do envolvimento de todas as áreas direta ou indiretamente ligadas ao mesmo. “Isto permite um melhor fluxo de informação dentro da empresa, legitima as decisões tomadas e dá maior velocidade no avanço e na implementação dos projetos. Com isso, melhoramos cada vez mais o atendimento a nossos clientes ”, conclui.

Assim como a Braskem, outras empresas, em nível mundial, fazem uso desta ferramenta, que vem se revelando garantia de bons resultados e sinônimo de cases de sucesso na Gestão da Inovação. A FCC S.A., ao basear-se no Stage-GateTM para a implantação do ProFIT, comprova a sua visão estratégica e adequação às mais recentes tendências do mercado, parte fundamental de sua busca constante pela inovação tecnológica no desenvolvimento de produtos e serviços e premissas para a excelência na entrega de soluções diferenciadas.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A., líder no mercado de catalisadores de FCC da América do Sul, é uma empresa que cria, produz e entrega soluções em catalisadores e aditivos para a indústria de refino de petróleo.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. reúne dois gigantes mundiais das áreas de petróleo e petroquímica: a Petrobras e a Albemarle Corporation.

@2016 Fábrica Carioca de Catalisadores - Todos os direitos reservados