português   |   english   |   español
Login:
  
Busca
 
Notícias

Participação da FCCSA no XXIV Congresso Iberoamericano de Catálise – CICAT 2014

28/10/2014

O XXIV Congresso Ibero-americano de Catálise (CICat 2014) foi realizado em setembro. Este evento bienal, que ocorre desde 1968, permite à comunidade ibero-americana compartilhar os resultados de pesquisa na área de catálise e renovar ou iniciar colaborações entre a academia e a indústria.

Participaram do congresso 2014 cerca de 250 pessoas, entre professores, alunos de mestrado e doutorado e profissionais de empresas públicas e privadas. A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. foi representada por Vanessa Costa, engenheira de Processos, e Rosane Bastos, engenheira de Serviços Técnicos.

O congresso englobou apresentações em quatro sessões paralelas, além de exposição de painéis e sessões plenárias. Catálise ambiental, catálise em energias limpas, projeto e preparação de catalisadores, superfícies e reatividade, engenharia de reatores catalíticos, química fina, desativação e regeneração de catalisadores, biocatálise e catálise computacional foram as principais linhas de trabalho abordadas no congresso.

A FCC S.A. apresentou o trabalho “Impactos do Aumento do Teor de Ferro na Acessibilidade do Catalisador de Equilíbrio”, realizado na primeira sessão de pôster do encontro. O trabalho mostrou o estudo de caso de um problema real enfrentado pela indústria de refino de petróleo. Ao mencionar o catalisador produzido pela empresa e a atuação para a resolução do problema enfrentado pelo cliente foi possível nortear o público acerca de temas de pesquisas que podem ser aplicáveis em escala industrial.

Este evento foi de grande importância para a FCC S.A, pois possibilitou o contato direto com diversos pesquisadores da América Latina e Europa, estreitando os laços e incrementando o relacionamento que já ocorre entre a organização, universidades e centros de pesquisa. Além disso, muitos trabalhos apresentados no congresso, principalmente na área petroquímica, foram patrocinados por clientes da Fábrica Carioca de Catalisadores S.A., como a Ecopetrol – Colômbia e pelas acionistas Albemarle Corporation e Petrobras S.A. por intermédio do apoio a pesquisas.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A., líder no mercado de catalisadores de FCC da América do Sul, é uma empresa que cria, produz e entrega soluções em catalisadores e aditivos para a indústria de refino de petróleo.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. reúne dois gigantes mundiais das áreas de petróleo e petroquímica: a Petrobras e a Albemarle Corporation.

@2016 Fábrica Carioca de Catalisadores - Todos os direitos reservados