português   |   english   |   español
Login:
  
Busca
 
Notícias

AFPM Cat Cracker Seminar 2014: craqueamento catalítico em debate

27/10/2014

Nos dias 18 e 19 de agosto, a equipe de Serviços Técnicos da Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. - representada pelos gestores Alexandre Figueiredo e César Fraga e pelos engenheiros Gabriela Silva e Luis Finales (cedido pela Albemarle) - participou da edição 2014 do AFPM Cat Cracker Seminar.

Este seminário técnico é um importante fórum de discussão para refinadores e cadeia produtiva, que tem a oportunidade de conhecer e compartilhar informações sobre os avanços tecnológicos e marcos regulatórios que afetam o setor, além de solução de problemas e inovações em sistemas e equipamentos voltados à operação e manutenção de unidades de FCC, visando ao aumento de confiabilidade no processo de craqueamento catalítico fluidizado.

O evento, realizado no Hotel Royal Sonesta Houston, no Texas (EUA), é promovido pela American Fuel & Petrochemical Manufactures (AFPM), uma associação que representa empresas da alta tecnologia, englobando praticamente todos os fabricantes norte-americanos de gasolina, diesel, querosene de aviação e outros combustíveis, bem como os petroquímicos utilizados como base para inúmeros produtos vitais no dia a dia.
Os dois dias de programação incluíram painéis de especialistas e 16 workshops organizados em quatro tópicos que permitiram aos participantes entrar em contato com aspectos peculiares da operação de FCC ou participar de oficinas mais genéricas. As exposições também permitiram verificar os últimos avanços tecnológicos em equipamentos de FCC, catalisadores, refratários, diagnósticos e serviços de confiabilidade oferecidos por empresas especializadas no setor.

A equipe da FCC S.A. destacou alguns pontos altos do evento, como a palestra “FCC Catalyst Development”, ministrada pelo especialista Joe McLean da Astron International, Inc., que apresentou um resumo da história do craqueamento e dos desenvolvimentos tecnológicos na área de catalisadores de FCC, desde 1920 até os dias de hoje, englobando uma apresentação sumária de todos os fabricantes existentes nesse período. 

Outro destaque foi o módulo de palestras “Tight Oil (LTO) Update: What We Now Know”, com apresentações de Cliff Avery da Albemarle Corporation, Alan Yahev da Newfiled Exploration e Brian Benoit da GE Water and Process Technologies. Neste módulo desenhou-se o cenário do refino em um futuro breve, ressaltando a utilização dessas novas cargas nas unidades de carqueamento, a necessidade de adaptação do processo de refino e os novos desafios dos  catalisadores de FCC, visando as demandas de aumento da octanagem e olefinas, incremento do delta coque para compensar a falta de resíduo de carbono na carga, e a maior tolerância a metais como ferro e sódio, dentre outras.

Quanto aos marcos legais relacionados ao setor, o módulo “Revisions to Refinery MACT Regulations and Other Standards Impacting Refinery FCCUs”, apresentado por especialistas da Marathon Petroleum Corporation, destacou as recentes discussões nos EUA sobre a nova regulamentação de emissões atmosféricas. De acordo com a Marathon, neste segundo semestre de 2014, as empresas norte-americanas terão 60 dias para comentar as novas regras propostas. A assinatura da nova regulamentação está prevista para 17 de abril de 2015. Além destas apresentações, a equipe da Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. teve a oportunidade de presenciar debates sobre Catalisadores de Equilíbrio (Bob Riley, Grace Catalyst Technologies) e a “reinvenção do FCC” (“Reinventing the FCC”, UOP – BASF - Consultoria).

Este é um importante fórum de aprimoramento dos profissionais da FCC S.A., como requisito essencial àqueles que atuam junto a refinadores e áreas de P&D de catalisadores de FCC.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A., líder no mercado de catalisadores de FCC da América do Sul, é uma empresa que cria, produz e entrega soluções em catalisadores e aditivos para a indústria de refino de petróleo.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. reúne dois gigantes mundiais das áreas de petróleo e petroquímica: a Petrobras e a Albemarle Corporation.

@2016 Fábrica Carioca de Catalisadores - Todos os direitos reservados