português   |   english   |   español
Login:
  
Busca
 
Notícias

Eduardo Falabella é reconhecido internacionalmente na área de catálise

06/10/2014

É com grande satisfação que a Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. destaca o reconhecimento ao professor Eduardo Falabella, parceiro de longa data em P&D, recentemente agraciado com um prêmio de grande destaque internacional na área de catálise (Prêmio FISOCAT 2014), concedido pela Federação Iberoamericana de Sociedades de Catálise. O prêmio foi entregue em setembro, na cidade de Medellín, Colômbia, durante o Congresso Iberoamericano de Catálise.

O professor Eduardo Falabella Sousa-Aguiar - que atualmente integra o Departamento de Processos Orgânicos da Escola de Química/UFRJ, é vice-presidente do CRQIII e consultor sênior da Gerência de Processo de Conversão de Biomassa da Petrobras S.A. (CENPES/PCAD/CB) – concorreu com candidatos de 11 países, sendo eleito na primeira rodada com maioria absoluta de votos.

A FISOCAT concede bianualmente, dois prêmios que reconhecem a excelência do trabalho científico de pesquisadores iberoamericanos na área de catálise. Um deles é o Prêmio Carreira Científica - que homenageia pesquisadores e produção científica internacional amplamente reconhecida, homenageando jovens pesquisadores, de até 40 anos, que desenvolveram trabalhos originais de alto valor. O segundo é o de Destaque Internacional na Área de Catálise, que reconheceu o trabalho expoente de Falabella, que vem desenvolvendo estudos em rotas catalíticas de conversão de biomassa, mais especificamente rota BTL (biomass-to-liquids), e estudos na área de fixação química de CO2 por conversão catalítica. O professor também trabalha na síntese e modificação de zeólitas.

Eduardo Falabella comemorou com entusiasmo a premiação: “Estou muito feliz, pois, depois de tantos anos de dedicação à companhia (Petrobras), receber um prêmio tão importante como este representa um reconhecimento muito especial e gratificante".

A FCC S.A. parabeniza a conquista do professor Falabella e ressalta a importância das parcerias científicas e tecnológicas entre empresas, centros de pesquisa e meio acadêmico para o desenvolvimento de soluções inovadoras no mercado de refino e para o crescimento dos paises.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A., líder no mercado de catalisadores de FCC da América do Sul, é uma empresa que cria, produz e entrega soluções em catalisadores e aditivos para a indústria de refino de petróleo.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. reúne dois gigantes mundiais das áreas de petróleo e petroquímica: a Petrobras e a Albemarle Corporation.

@2016 Fábrica Carioca de Catalisadores - Todos os direitos reservados