português   |   english   |   español
Login:
  
Busca
 
Notícias

0/0/

Tecnologística On Line – edição de sexta-feira, 15/09/06.
Seção - Abastecimento


FCC inaugura CD no Rio Grande do Sul para atender REFAP

Flávio Freitas
Da Revista Tecnologística

Novo CD será destinado inicialmente às operações da refinaria.
Para suprir a necessidade de catalisadores da Refinaria  Alberto Pasqualini – REFAP/Petrobras, que ampliou este ano a capacidade produtiva de sua planta para 30 mil m³/dia com o início das operações em uma nova unidade de refino, a Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC) desenvolveu um fluxo logístico inteiramente voltado ao abastecimento inicial da refinaria, que está localizada na cidade de Canoas (RS). O resultado do projeto foi a inauguração, no dia primeiro de setembro, de um centro de distribuição na cidade de Cachoeirinha, a 20 km da REFAP.

A capacidade de armazenamento do novo CD é de 6.000 t/ano e a previsão é de que esta nova central de apoio logístico consiga reduzir as demandas emergenciais de movimentação de carga do Rio de Janeiro (sede do site da FCC) para o sul do País, possibilitando a disponibilidade imediata de produto para os clientes instalados na região. Com a abertura da nova unidade, a Refap passou a ser a quinta maior refinaria do sistema Petrobras no País.

A qualidade da distribuição, a garantia de segurança e a proteção ao meio ambiente foram observadas pela FCC durante a escolha dos fornecedores para os serviços logísticos. “Temos três parceiros para este projeto: o primeiro é o operador logístico Linkers, responsável pela administração do CD e de todas as operações”, explica Paulo Chaves, gerente de Logística Integrada da FCC. As operações controladas no CD incluem o recebimento dos big bags, a armazenagem, o controle do estoque, a consulta ao TCM (Total Catalyst Management, sistema de VMI utilizado pela FCC em parceria com as refinarias da Petrobrás), a granelização e a expedição a granel.

“O segundo parceiro é a Ouro e Prata, que é a proprietária do CD e será responsável pela transferência dos big bags para o caminhão, ou seja, as operações de transbordo a granel”, completa Chaves. O terceiro é a Transultra, empresa do segmento de transportes da Ultracargo, que está encarregada tanto do transporte dos big bags do Rio de Janeiro até
Cachoeirinha quanto a granel para a refinaria.

O controle dos custos também foi fator crucial para o desenvolvimento do novo CD, uma vez que a iniciativa permitirá uma redução de 17% nos custos em relação ao modelo de transporte operacionalizado até então. Segundo Chaves, o CD será destinado inicialmente às duas unidades de refino da REFAP, mas há planos de estender o atendimento para a
Argentina e o Uruguai.

http://www.fccsa.com.br/
http://www.refapsa.com.br/

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A., líder no mercado de catalisadores de FCC da América do Sul, é uma empresa que cria, produz e entrega soluções em catalisadores e aditivos para a indústria de refino de petróleo.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. reúne dois gigantes mundiais das áreas de petróleo e petroquímica: a Petrobras e a Albemarle Corporation.

@2016 Fábrica Carioca de Catalisadores - Todos os direitos reservados