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Tecnologia & Produção
Pesquisa e Desenvolvimento

Inovação é a palavra-chave para vencer em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo, onde o incessante trabalho de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e a entrega de soluções diferenciadas são garantias de permanência e liderança. É buscando a excelência no desenvolvimento e lançamento de novos produtos que criamos o ProFIT, o novo Programa FCC S.A. de Inovação Tecnológica. O ProFIT foi elaborado em parceria com o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), que, em 2006, implantou na área de catalisadores de FCC o Stage-GateTM, uma metodologia mundialmente reconhecida por sua excelência no processo de Gestão da Inovação.

 O ProFIT é baseado na metodologia Stage-GateTM para o Desenvolvimento de Novos Produtos.

Criado em meados da década de 1980 por Robert Cooper, o Stage-GateTM é um Sistema de Gestão da Inovação que visa à aceleração do lançamento de novos produtos, tecnologias e/ou serviços, levando em conta o equilíbrio entre as necessidades/demandas imediatas do mercado e o planejamento estratégico de longo prazo de uma empresa. Desde então, ele foi ricamente aprimorado e hoje é utilizado por organizações dos mais diversos ramos do mercado.

O Stage-GateTM  veio para fomentar a velocidade no lançamento de novos produtos, reduzindo o time-to-market, isto é, o tempo gasto desde a ideia inicial até a entrega ao cliente. Além disso, a metodologia permite otimizar ao máximo os custos envolvidos na inovação tecnológica - aumentando expressivamente o patamar de rentabilidade da organização. O Stage-GateTM é precedido por um estágio de descoberta (ideia) e propõe a adoção de um modelo de gerenciamento com outros cinco estágios pré-definidos: (1) definição do escopo; (2) avaliação do negócio; (3) desenvolvimento do produto; (4) teste e validação e (5) lançamento. Esta divisão em cinco etapas aplica-se a projetos de maior complexidade. Há ainda a divisão do sistema em apenas dois ou três estágios (Stage-Gate Express e Stage-Gate Lite, respectivamente), modelos utilizados em projetos de menor porte.

Ao final de cada um destes estágios encontram-se “gates” (portais ou momentos decisórios), que contemplam uma análise crítica do projeto em nível gerencial, impedindo a continuidade de ideias “pobres”, que venham a se mostrar inviáveis após o início do processo de desenvolvimento do produto, e peneirando – ou melhor, colocando em um funil – o banco de ideias da empresa. O resultado final são ideias arrojadas, plenamente aplicáveis, transformadas em produtos, serviços ou tecnologias de ponta a um custo competitivo e desafiador, capazes de superar as mais ousadas ofertas da concorrência.

A FCC S.A. baseou-se na metodologia Stage-GateTM para desenvolver o ProFIT, que é adotado em projetos de reformulações, licitações e lançamento de novos catalisadores e aditivos.

O ProFIT é um Programa Macro, Integrado e Multidisciplinar.

O Programa FCC S.A. de Inovação Tecnológica é integrado com o programa de inovação do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras para transformar os resultados das pesquisas em novos produtos rentáveis. Outras fontes de ideias para o processo de inovação da FCC S.A. partem dos debates realizados nos encontros tecnológicos com a Albemarle Corporation (Technology Team Meeting -TTM), do relacionamento com os clientes (Voice of Client), de propostas da força de trabalho da empresa e de outras oportunidades.

A equipe responsável pelo Programa FCC S.A. de Inovação Tecnológica possui um caráter multidisciplinar. À frente deste novo Sistema de Gestão da Inovação da fábrica estão o Gerente Regional de Marketing César Fraga (Gerência de Marketing) e Sidney Martins, Coordenador de Tecnologia da FCC S.A. (Gerência de Tecnologia). Na parceria com o Cenpes, encontram-se os engenheiros Oscar Chamberlaim (Cenpes/Tecnologia de FCC/TFCC) e Flávio Gomes (Estratégia Tecnológica), que implantou a metodologia Stage-GateTM nos processos de desenvolvimento de tecnologia de catalisadores de FCC no Centro de Pesquisa da Petrobras.

A geração de informações de qualidade nas etapas do processo de gestão garante que decisões acertadas sejam tomadas nos gates. Para obter estes dados, é necessário o envolvimento de diversas áreas da FCC S.A., como Operação, Manutenção, Laboratório, Processo, Projeto, Logística, Vendas, Desenvolvimento de Produtos e Marketing.

O ProFIT não substitui processos existentes como a utilização da metodologia do Project Management Institute (PMI) na área de projetos, ao contrário, integra e complementa os mesmos, de modo a atingir seu objetivo maior: agilizar o lançamento de novos e promissores produtos e aumentar a vantagem competitiva da FCC S.A. no mercado.

ProFIT: processo ágil, flexível e eficiente de desenvolvimento de novos produtos.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A., líder no mercado de catalisadores de FCC da América do Sul, é uma empresa que cria, produz e entrega soluções em catalisadores e aditivos para a indústria de refino de petróleo.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. reúne dois gigantes mundiais das áreas de petróleo e petroquímica: a Petrobras e a Albemarle Corporation.

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