português   |   english   |   español
Login:
  
Busca
 
Action

CATALISADOR PARA AUMENTO DE OCTANAGEM      COM MÍNIMA PERDA DE GASOLINA

O aumento de octanagem tornou-se uma questão importante no mercado de combustíveis com o advento de motores mais eficientes e o banimento de alguns boosters de octanagem, associado a uma oferta irregular de etanol afetada por efeitos climáticos e pelo mercado de açúcar.

O problema é agravado pelas especificações de emissões veiculares cada vez mais restritas, uma vez que os pós-tratamentos destinados a remover enxofre da gasolina inevitavelmente reduzem sua octanagem.

Algumas refinarias possuem processos de alquilação e isomerização, que produzem espécies de alta octanagem para serem adicionadas ao pool de gasolina. No processo de FCC, o aumento de octanagem é obtido por meio de aditivos à base de ZSM-5.

Os aditivos convencionais à base de ZSM-5 melhoram a octanagem à custa do craqueamento de olefinas e parafinas na faixa de ebulição da nafta, o que diminui o rendimento em gasolina. Pode ocorrer alguma aromatização, mas o aumento da octanagem é devido à maior concentração relativa das espécies aromáticas remanescentes após o craqueamenteo das outras moléculas.

A partir do estudo detalhado destes mecanismos de reação, a FCC SA e a Albemarle desenvolveram uma nova tecnologia de zeólita, ADZT™‑100, com alta relação sílica/alumina, que lhe confere excelente estabilidade e maior octanagem da gasolina.

Ao ser incorporada em um catalisador de FCC, esta zeólita privilegia as reações de isomerização em detrimento das de craqueamento. Ocorre, então, a ramificação dos componentes de cadeia longa da nafta, em maior extensão que seu craqueamento. O resultado é o aumento da octanagem com mínima conversão da gasolina para GLP. Em outras palavras, aumentam as octanas-barril. Além disto, as isoparafinas que contribuem para o ganho em octanagem não são afetadas pelo processo posterior de hidrodessulfurização de nafta.

Uma vantagem adicional desta tecnologia é que o GLP produzido tende a ser mais rico em olefinas C4 em comparação com o GLP produzido com o uso de aditivos de ZSM-5, formando uma corrente ideal pra o processo de alquilação.

 

Este conteúdo possui acesso restrito.
Para isso você precisa estar logado.
Por favor, faça login no formulário abaixo ou clique no botão abaixo e solicite o seu cadastro.

Acesso

Seu e-mail:

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A., líder no mercado de catalisadores de FCC da América do Sul, é uma empresa que cria, produz e entrega soluções em catalisadores e aditivos para a indústria de refino de petróleo.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. reúne dois gigantes mundiais das áreas de petróleo e petroquímica: a Petrobras e a Albemarle Corporation.

@2016 Fábrica Carioca de Catalisadores - Todos os direitos reservados