português   |   english   |   español
Login:
  
Busca
 
Publicações & Artigos
Artigos

Com o objetivo de trocar conhecimentos e disseminar novas tendências e inovações entre seus públicos de interesse, a FCC S.A. desenvolve, promove e multiplica artigos técnicos, voltados ao seu mercado de atuação. Este ambiente exclusivo permite a leitura, download e comentários sobre os artigos publicados, facilitando a sua interação conosco. Confira.



Dosagem contínua de catalisadores e seus benefícios em termos de desempenho e qualidade do inventário de uma UFCC

A maximização da lucratividade de uma unidade de craqueamento catalítico é de fundamental importância para a rentabilidade de uma refinaria e, no seu caso, está ligada diretamente à escolha do sistema catalítico e do monitoramento do seu desempenho através da qualidade do inventário.
 
Neste aspecto, o acompanhamento contínuo das etapas onde o catalisador atua é uma boa forma de colaboração do fabricante com os refinadores, pois garante um ótimo controle operacional da unidade e uma alta rentabilidade da refinaria.
 
Independente do sistema catalítico utilizado nas UFCC’s, o desempenho do catalisador está diretamente ligado a qualidade do inventário, qualidade esta que possui uma relação direta com o tipo de carga processada e com a taxa de reposição e descarte de catalisador aplicada.
 
Entende-se por qualidade do inventário valores ótimos de MAT, AE e baixas concentrações dos metais contaminantes para proporcionar ao catalisador condições físicas e químicas favoráveis para que este promova as reações de craqueamento das quais ele foi formulado à realizar, isto é, ter uma atividade e seletividade ótima.
 
Segundo ABADIE, a reposição deve ser calculada em função das perdas da unidade e do nível de contaminação do inventário, considerando as restrições operacionais (por exemplo TFD) e de custo. Quanto maior a reposição, melhores serão as propriedades do leito catalítico, assim como a atividade e seletividade do catalisador.
 

Comentários Comente
Artigos

Veja todos os artigos

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A., líder no mercado de catalisadores de FCC da América do Sul, é uma empresa que cria, produz e entrega soluções em catalisadores e aditivos para a indústria de refino de petróleo.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. reúne dois gigantes mundiais das áreas de petróleo e petroquímica: a Petrobras e a Albemarle Corporation.

@2016 Fábrica Carioca de Catalisadores - Todos os direitos reservados