português   |   english   |   español
Login:
  
Busca
 
Publicações & Artigos
Artigos

Com o objetivo de trocar conhecimentos e disseminar novas tendências e inovações entre seus públicos de interesse, a FCC S.A. desenvolve, promove e multiplica artigos técnicos, voltados ao seu mercado de atuação. Este ambiente exclusivo permite a leitura, download e comentários sobre os artigos publicados, facilitando a sua interação conosco. Confira.



Impactos da contaminação por ferro em catalisadores de equilíbrio de FCC

Edisson Morgado (Petrobras S.A.) e Rosane Bastos (FCC S.A.)

 

 

Introdução

As frações pesadas provenientes da destilação do petróleo, que alimentam as unidades de craqueamento catalítico fluidizado (UFCCs), contêm vários metais contaminantes. Dependendo da origem do petróleo, a sua concentração na carga pode ser mais ou menos expressiva. Os metais depositados nas micropartículas do catalisador podem afetar sobremaneira o desempenho catalítico, dependendo de sua concentração no inventário circulante.  A deposição seletiva de ferro sobre a superfície externa da partícula de catalisador reduz a acessibilidade, formando barreiras de difusão com relação à migração de moléculas pesadas para os sítios ativos no interior do catalisador. Com a acessibilidade reduzida, o craqueamento de moléculas pesadas e, portanto, a conversão de fundos, ficam comprometidos. Foram analisados os catalisadores de equilíbrio (e-cat) de onze refinarias que apresentavam variação do teor de ferro. Seguindo algumas premissas foram selecionados cinco casos, descritos neste artigo.



Clique no ícone abaixo para ler o artigo inteiro.

 

Comentários Comente
Artigos

Veja todos os artigos

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A., líder no mercado de catalisadores de FCC da América do Sul, é uma empresa que cria, produz e entrega soluções em catalisadores e aditivos para a indústria de refino de petróleo.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. reúne dois gigantes mundiais das áreas de petróleo e petroquímica: a Petrobras e a Albemarle Corporation.

@2016 Fábrica Carioca de Catalisadores - Todos os direitos reservados