português   |   english   |   español
Login:
  
Busca
 
Publicações & Artigos
Artigos

Com o objetivo de trocar conhecimentos e disseminar novas tendências e inovações entre seus públicos de interesse, a FCC S.A. desenvolve, promove e multiplica artigos técnicos, voltados ao seu mercado de atuação. Este ambiente exclusivo permite a leitura, download e comentários sobre os artigos publicados, facilitando a sua interação conosco. Confira.



Balanço de pressão em unidades de FCC

Para o funcionamento correto de uma unidade de craqueamento catalítico convencional, alguns fundamentos básicos devem ser seguidos. Dentre eles destacam-se 3 balanços que se correlacionam e regulam o comportamento da unidade: Balanço energético, Balanço de Pressão e Balanço de Carbono.

 
 
O balanço de pressão na unidade se torna fundamental para a operação porque os diferenciais de pressão são necessários para a circulação do catalizador, ou seja, seus patamares de pressão garante o fluxo correto de escoamento do inventário no conversor.
 
 
Em alguns casos específicos, é possível se utilizar de ajustes neste balanço para contornar algumas limitações na unidade. No entanto, alterações pequenas nas relações de pressão podem acarretar grandes modificações na operação da unidade, por isso é essencial ter um bom conhecimento de seus efeitos na circulação da unidade para se obter a resposta esperada sem causar efeitos indesejados.
 
 

  

Comentários Comente
Artigos

Veja todos os artigos

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A., líder no mercado de catalisadores de FCC da América do Sul, é uma empresa que cria, produz e entrega soluções em catalisadores e aditivos para a indústria de refino de petróleo.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. reúne dois gigantes mundiais das áreas de petróleo e petroquímica: a Petrobras e a Albemarle Corporation.

@2016 Fábrica Carioca de Catalisadores - Todos os direitos reservados