português   |   english   |   español
Login:
  
Busca
 
Notícias

Projeto Topaz é finalista no Prêmio Valor em Gerência de Projetos

10/11/2005

A utilização das boas práticas em Gerenciamento de Projetos rendeu frutos para a FCC S.A. Prova disso é o reconhecimento externo ao desenvolvimento do projeto de ampliação da capacidade produtiva e introdução da tecnologia Topaz de catalisadores. No mês de agosto, a Gerente de Engenharia, Controle e Otimização de Processos, Shirley Rocha, e o Engenheiro Henrique Campello usaram o case “Partidas Topaz” como trabalho final do curso Master in Project Management (MPM) e foram indicados como um dos três grupos finalistas ao Prêmio Valor Econômico em Gerência de Projetos. O curso de especialização é uma parceria entre o SENAI/FIRJAN-RJ e o PMI-Rio (Project Management Institute – Chapter Rio de Janeiro).

O trabalho dos profissionais da FCC S.A., que abordou o planejamento e gerenciamento de escopo, prazo, recursos humanos e riscos do Projeto Topaz, obteve nota máxima entre os avaliadores do MPM. O Projeto Topaz é um dos maiores e mais desafiadores projetos corporativos em 20 anos de operação da fábrica e o bom resultado da equipe reflete a dimensão e o valor dos adequados trabalhos de planejamento e gerenciamento deste desafio com base nas boas práticas recomendadas pelo PMI.


Parceria com o PMI-Rio

Em 2004, a FCC S.A. iniciou os trabalhos de capacitação de sua equipe nas nove áreas de conhecimento da Gestão de Projetos, disseminadas mundialmente pelo PMI. O Instituto de Gerenciamento de Projetos é uma organização sem fins lucrativos criada em 1969, nos EUA, com o objetivo de difundir conhecimentos e dar suporte à aplicação de técnicas e padrões relacionados ao tema.

Em 35 anos de existência, o PMI expandiu seus princípios por vários países e hoje conta com a adesão de mais de 125 mil membros. A entidade incentiva a criação de redes de informação e de intercâmbio entre os profissionais no mundo inteiro e, só no Chapter Rio de Janeiro, possui cerca de 200 filiados.

Em abril deste ano, a fábrica firmou um Acordo de Cooperação Mútua com o PMI-Rio. Com a assinatura do acordo e a filiação coletiva de 16 empregados da empresa – uma adesão histórica na trajetória deste chapter -, a Fábrica Carioca de Catalisadores compromete-se a adotar o PMBOK (Project Management Body of Knowledge) como referência e divulgar as melhores práticas em Gerenciamento de Projetos internamente, sob a orientação e apoio do Instituto. Para conhecer mais sobre o PMI-Rio, acesse www.pmirio.org.br .

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A., líder no mercado de catalisadores de FCC da América do Sul, é uma empresa que cria, produz e entrega soluções em catalisadores e aditivos para a indústria de refino de petróleo.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. reúne dois gigantes mundiais das áreas de petróleo e petroquímica: a Petrobras e a Albemarle Corporation.

@2016 Fábrica Carioca de Catalisadores - Todos os direitos reservados