português   |   english   |   español
Login:
  
Busca
 
Notícias

6º Encontro Sul-Americano de Craqueamento Catalítico

07/07/2005

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. promoverá a  6ª edição do Encontro Sul-Americano de Craqueamento Catalítico no período de 19 a 22 de setembro.

 

        Este ano o evento, que ocorrerá em Gramado – Rio Grande do Sul, contará com a participação de palestrantes da Europa, dos Estados Unidos e da Índia.

 

Já na abertura, no dia 19 de setembro, haverá a palestra “Refino e Perspectiva Gerencial” do Sr. Jeffrey Keith Utley, Vice-presidente da Flying J Inc. e membro do Conselho de Qualidade do Ar do Estado de Utah – Estados Unidos.

 

O Encontro discutirá temas divididos em cinco blocos, como se pode ver na programação abaixo:

 

  1. Visão Prospectiva:

·      FCC: O Futuro de um processo em constante evolução (Paul O’Connor - Albemarle Catalysts – Holanda)

·      Soluções Catalíticas para Aplicações de Fronteira no Processo de FCC (Marcelo Torem – Fábrica Carioca de Catalisadores S.A.)

·      GTL: O Caminho para o Refino do Futuro (Eduardo Falabella – Petrobras)

·      Uma abordagem integral para a indústria de petróleo através da conversão de correntes pesadas, produção de hidrogênio, seqüestro de CO2 e sua utilização na recuperação terciária de petróleo (Ricardo Pimenta – Petrobras)

·      Avanços do FCC Petroquímico (Andréa Pinho – Petrobras)

 

  1. Maximização de Destilados Médios em UFCCs:

·      Maximização de Destilados Médios na Unidade de FCC (D. Bhattacharyya - Indian Oil Corporation Limited, Research & Development Centre)

·      Uma abordagem moderna para Maximização de Rendimento e Qualidade de LCO (George Blair - Eurotek Refining Services Ltd.)

·      Avanços com MFCC 1: teste REGAP 2 (Claudia Alvarenga – Petrobras)

·      CORAL: O Catalisador Inteligente (FCC S.A. / ECOPETROL)

·      Experiência da ANCAP na maximização de LCO na Unidade de Craqueamento (Mariela Fresia – ANCAP)

 

  1. Otimização e Troubleshooting:

·      Valorizando o Microsoft Excel para Otimizar a Operação da UFCC (George Blair - Eurotek Refining Services Ltd. - Inglaterra)

·      Determinação da Reposição Ótima de Catalisador na RPBC (Wilson Ogino – Petrobras)

·      Entendendo e Solucionando Problemas de Fluidização em Unidades de FCC (Ted M. Knowlton Particulate Solid Research Inc. – Estados Unidos)

 

  1. Estudos de P&D e Experiências Comerciais na Área de Craqueamento Catalítico:

·      Promotor de Olefinas: sua incorporação ótima em  beneficio da cesta de produtos de ambas Unidades de Craqueamento Catalítico no Complexo Industrial La Plata (Cecilia Monetti - REPSOL – YPF, CTA)

·      Resultado Industrial do ZOOM: Última Geração de Aditivo para Maximização de Olefinas Leves (Mario Porto – Petrobras)

·      Novos Aditivos para aumento de Olefinas (Marlon Almeida – Petrobras)

·      Desenvolvimento e Avaliação de Promotores de Combustão na RECAP (Edisson Morgado – Petrobras)

·      Resultados do Aditivo InoVa na Petrobras (João Eduardo C. Karam – Petrobras)

·      Aumento de Capacidade da Unidade de FCC de Bahía Blanca com baixo investimento (Juan Manuel Vargas - Petrobras Energía – Bahía Blanca)

·      Início de Operação do Ciclone de Terceiro Estágio. Gestão da Emissão da Chaminé do Regenerador (José Dario P. Guzmán - REPSOL YPF – La Plata)

·      Resultado do Uso do Catalisador na REVAP (Solange Lemos – Petrobras)

·      Sistema Catalítico para RFCC: Desempenho Industrial (Guintar Luciano Baugis – Petrobras)

·      Reparação de refervedor de debutanizadora com a Unidade de Concentração de Gases em operação (Daniel Vilela - REPSOL YPF – Ref. La Pampilla)

·      Uso de Enriquecimento de Oxigênio em Unidades de FCC (Raul Rawet – Petrobras)

·      FCC REGAP: Um exemplo de revamp Petrobras (Emanuel Freire Sandes - Petrobras)

·      Estudo do Padrão de Desativação de Catalisadores de FCC mediante caracterização profunda do e-Cat (Luis Oswaldo Almanza R. – ECOPETROL/ICP).

5.   Meio ambiente:

·      Emissões atmosféricas de UFCCs - impactos, regulamentações e tendências no mercado brasileiro e sul-americano (Glenda Rangel Rodrigues Stelling – Petrobras)

·      Os Combustíveis Limpos e os Desafios para a Qualidade do Ar: Soluções adotadas pelas Refinarias Norte-americanas. (Rodrigo C. Pinto - Albemarle Catalysts – USA)

·      Aditivos para Redução de SOx  e para Redução de Enxofre na Gasolina (Rodolfo Roncolatto – Petrobras)

 

Além do Encontro, a FCC S.A. promoverá uma visita, no dia 23 de setembro, à Refinaria Alberto Pasqualini - REFAP S.A., onde está localizada a mais nova Unidade de Craqueamento de Resíduos do Brasil, com tecnologia de projeto PETROBRAS.

 

Para maiores informações ou para fazer a sua inscrição, entre em contato com Katia Cosendey Souto através do telefone (21) 2195-9037, celular (21) 8208-5434 ou e-mail katiasouto@fccsa.com.br.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A., líder no mercado de catalisadores de FCC da América do Sul, é uma empresa que cria, produz e entrega soluções em catalisadores e aditivos para a indústria de refino de petróleo.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. reúne dois gigantes mundiais das áreas de petróleo e petroquímica: a Petrobras e a Albemarle Corporation.

@2016 Fábrica Carioca de Catalisadores - Todos os direitos reservados