português   |   english   |   español
Login:
  
Busca
 
Notícias

ECOeficiência na cadeia de suprimentos da FCC S.A.

20/06/2016

 

Encontrar maneiras de criar mais valor com menos impacto ambiental e tornar-se mais lucrativa é o objetivo de muitas empresas que adaptam seus processos para se tornaremecoeficientes. O conceito de ecoeficiência, em termos simples, significa criar mais produtos e serviços, com uma redução, tanto na utilização de recursos, como na produção de desperdícios e poluição.

Estas questões já assumiram posições estratégicas e ganham relevância na adoção de práticas ambientalmente corretas na cadeia de suprimentos. É o Green Supply Chain Management, que apresenta a necessidade da adoção de práticas de responsabilidade ambiental ramificadas por toda a cadeia de suprimentos, desde os fornecedores de matéria-prima até o consumidor final. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, pesquisadores e agentes de setores industriais atuam para obter uma perspectiva mais "verde" em toda gestão, com estratégias mais limpas direcionadas aos processos e produtos ao longo de sua cadeia, sendo fonte de vantagem competitiva.

Na FCC S.A. fatores como relacionamento, tecnologia e práticas organizacionais são fundamentais para tomada de decisão relativa às operações internas e externas com enfoque ambiental, como, por exemplo, seu processo de logística reversa, que contribui na redução da emissão de CO .

O setor de logística da empresa aproveita as carretas que trazem Alumina Hidratada (matéria-prima) de São Paulo para FCC S.A. e retornam com nosso produto, em Big Bags (BBG), para o Centro de Distribuição de São Paulo, onde o catalisador é granelizado e descarregado na refinaria. Além disso, há um aproveitamento das carretas que entregam catalisador nas refinarias também e que retornam com produto Flushing para FCC S.A. ou destinam para cimenteira.

O Meio Ambiente é um dos valores da FCC S.A. e atuar com ECOeficiência faz parte do nosso Jeito de ser Responsável pelo Bem Comum.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A., líder no mercado de catalisadores de FCC da América do Sul, é uma empresa que cria, produz e entrega soluções em catalisadores e aditivos para a indústria de refino de petróleo.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. reúne dois gigantes mundiais das áreas de petróleo e petroquímica: a Petrobras e a Albemarle Corporation.

@2016 Fábrica Carioca de Catalisadores - Todos os direitos reservados