português   |   english   |   español
Login:
  
Busca
 
Notícias

FCC S.A. realiza palestra sobre Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

26/09/2011

 

Com o intuito de fortalecer a rede de iniciativas adotadas em contrapartida à assinatura do Compromisso Corporativo de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. realizou, no dia 19/09, durante sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), a palestra Abuso Sexual e Pedofilia, ministrada pelo professor Luciano Betiate.
 
Ex-membro do Conselho Tutelar do Estado do Paraná, reconhecido pela Organização das Nações Unidas como “UNVolunteer”, escritor, consultor em nível nacional sobre temas ligados ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e à violência contra crianças, Betiate usou linguagem simples e clara para conscientizar empregados e terceiros quanto aos tipos gerais de violência contra crianças e adolescentes, estabelecendo elos importantes entre educação participativa e o fim da punição física; convivência familiar e diálogo para a construção do respeito mútuo; uso saudável dos meios de comunicação (TV, internet) e orientação dos filhos para a redução dos casos de abuso. Após fazer estes paralelos fundamentais, alertou o público interno da FCC S.A. quanto aos tipos de violência contra crianças e adolescentes; o perfil do violador; variáveis da pedofilia (exploração e violência doméstica); sinais de abuso sexual e ações possíveis para sua interrupção e denúncia, incluindo a utilização do DISQUE 100.
 
De acordo com Vitor Frias, analista de RH da empresa, “momentos como esse são muito importantes para que pais e mães da força de trabalho percebam a importância da construção de modelos familiares baseados no afeto, na construção do comportamento de escuta e respeito e na criação e cultivo de espaços de amor na vida doméstica, levando estes valores para suas casas. Só desta forma poderemos atuar efetivamente na redução da agressão verbal e emocional; dos maus tratos físicos e na diminuição do número de crianças ‘violentadas’ de muitas maneiras diferentes. Tão importante quanto esta mobilização, é saber que as empresas estão se preocupando em mudar esta triste realidade.”
 
Além das ações de conscientização já realizadas, dentre elas, campanhas sobre o tema nos veículos de comunicação interna, participação em eventos externos de mobilização e palestra para os trabalhadores da organização, em 2012, a empresa pretende incrementar seu compromisso, adotando outras iniciativas junto a grupos focais da cadeia produtiva, como transportadores e motoristas, por exemplo.

 

 
Sobre a empresa
 

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. é uma indústria química que cria, produz e entrega soluções de catalisadores e aditivos para craqueamento catalítico de petróleo, um dos processos de refino do petróleo para produção de gasolina e GLP.
Com sede no Distrito Industrial de Santa Cruz – Rio de Janeiro – seu controle acionário é composto por dois gigantes mundiais das áreas de petróleo e petroquímica – a brasileira Petrobras e a americana Albemarle Corporation. Com isso conseguimos reunir a experiência da Petrobras no refino e craqueamento de petróleo com domínio tecnológico, associado ao poder da Albemarle de conquistar participação expressiva no mercado internacional de química fina e polímeros químicos estendendo-se para o negócio de catalisadores.
 
Em agosto de 2010, a empresa tornou-se signatária do Compromisso Corporativo de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos em parceria com o Sistema FIRJAN, Petrobras e Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A., líder no mercado de catalisadores de FCC da América do Sul, é uma empresa que cria, produz e entrega soluções em catalisadores e aditivos para a indústria de refino de petróleo.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. reúne dois gigantes mundiais das áreas de petróleo e petroquímica: a Petrobras e a Albemarle Corporation.

@2016 Fábrica Carioca de Catalisadores - Todos os direitos reservados