português   |   english   |   español
Login:
  
Busca
 
Notícias

Albemarle e Petrobras assinam memorando de entendimento para construção de planta de HPC em escala mundial na Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. no Brasil

11/12/2010

9-dez-2010

Com muita satisfação, informamos que a Albemarle Corporation e a Petrobras anunciaram, em 06 de dezembro, a assinatura de um memorando de entendimento para construir uma planta para produção de catalisador para hidroprocessamento (HPC) na Fábrica Carioca de Catalisadores S.A., que se somará à produção já existente de catalisadores para craqueamento catalítico fluido (FCC).

A fábrica será construída em função do crescimento significativo da demanda por catalisadores de hidroprocessamento, no momento em que o Brasil começa a implementar especificações mais rigorosas para diesel de ultrabaixo teor de enxofre e em que a Petrobras começa a introduzir novas unidades de hidrotratamento nas refinarias existentes e nas novas que serão construídas nos próximos anos.

A Albemarle irá suprir a FCC S.A. com a sua tecnologia de ponta para a fabricação de HPC, permitindo a produção de catalisadores STARS(R), que possibilitaram a ampla implementação das mais rigorosas especificações de enxofre nos combustíveis na América do Norte, Europa Ocidental e Japão. A planta será estrategicamente posicionada para atender às necessidades crescentes de HPC na América do Sul.

A Petrobras e a Albemarle também realçarão ainda mais sua parceria, iniciando uma cooperação técnica conjunta que visa o desenvolvimento de catalisadores avançados de hidroprocessamento, espelhando a sua cooperação muito bem sucedida na área de catalisadores de FCC.

Paulo Roberto Costa, Diretor de Abastecimento da Petrobras disse: "A Petrobras está investindo muito para melhorar a qualidade de seus fluxos de derivados de petróleo, com a construção de unidades novas de hidrotratamento e hidroconversão. A Petrobras utiliza cada vez mais catalisadores de hidroprocessamento e suas necessidades futuras estão aumentando significativamente com os investimentos em novas unidades de refino. Como uma ilustração da nossa demanda por catalisadores, em 2016, espera-se que o consumo seja cinco vezes superior ao atual. Este desenvolvimento é particularmente importante para garantir a competitividade de mercado a longo prazo. Também reforça nossa aliança estratégica com Albemarle."

Mark Rohr, presidente e CEO da Albemarle Corporation, disse: "A parceria entre a Petrobras e a Albemarle em catalisadores para refino foi verdadeiramente única e gerou um valor significativo para ambas as empresas há mais de 25 anos. Esta expansão para HPC estreita ainda mais nosso relacionamento com a Petrobras e também nos permite combinar a liderança tecnológica de ambas as empresas para oferecer combustíveis "limpos" do mais alto nível à América do Sul."

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A., líder no mercado de catalisadores de FCC da América do Sul, é uma empresa que cria, produz e entrega soluções em catalisadores e aditivos para a indústria de refino de petróleo.

A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. reúne dois gigantes mundiais das áreas de petróleo e petroquímica: a Petrobras e a Albemarle Corporation.

@2016 Fábrica Carioca de Catalisadores - Todos os direitos reservados