FCC S.A.
albemarle
petrobras

Notícias

FCC S.A. disponibiliza produtos que auxiliam os refinadores no atendimento aos requisitos de qualidade da gasolina

15/12/2021

A adoção de motores automotivos mais modernos e eficientes exige o aprimoramento contínuo da qualidade da gasolina. Neste contexto, a octanagem é um dos parâmetros chave para os refinadores, uma vez que confere maior desempenho aos veículos. A dependência por estoques de nafta craqueada com octanagem elevada se torna ainda mais acentuada pela presença de requisitos de especificações de enxofre progressivamente mais rigorosas, já que a maioria dos pós-tratamentos projetados para remover o enxofre da gasolina inevitavelmente também reduzem sua octanagem.

 
A Fábrica Carioca de Catalisadores disponibiliza em seu portfólio produtos que auxiliam os refinadores no atendimento aos atuais requisitos de qualidade da gasolina, como, por exemplo, o ISOZOOM, aditivo que permite o aumento da octanagem e o RESOLVE 950, aditivo redutor de compostos de enxofre na nafta craqueada.
 
Aditivo para aumento da octanagem da gasolina
 
Para atender à demanda por maior octanagem da gasolina, os refinadores podem escolher como estratégia a utilização de aditivos à base de zeólita ZSM-5. O sistema de poros de pequeno diâmetro desta zeólita só permite a entrada de compostos lineares na faixa da nafta e LCO, que são craqueados dentro do cristal, produzindo espécies de alta octanagem.
 
O que torna o aditivo ISOZOOM diferente dos convencionais são sua formulação e tecnologia de produção, que permitem um mecanismo de reação mais seletivo à isomerização em relação ao craqueamento. O predomínio do mecanismo de isomerização sobre o craqueamento de olefinas apresenta uma vantagem adicional: quando estas moléculas são hidrogenadas na unidade de HDS, elas se transformam em parafinas ramificadas, preservando a octanagem da gasolina.
 
 
Aditivo para redução de compostos de enxofre na nafta craqueada
 
O RESOLVE 950 é uma solução efetiva para refinadores que possuem interesse em reduzir compostos de enxofre na nafta craqueada e, simultaneamente, obter controle de emissão de SOx no regenerador.
 
Para as moléculas de alto conteúdo de hidrogênio presentes nas frações leves da gasolina o enfoque do aditivo é a adsorção e craqueamento direto a H2S mediante um sistema de alta atividade. Os compostos sulfurados na faixa média e final da gasolina de FCC são de natureza diferente, sendo deficientes em hidrogênio e de natureza mais aromática. Com o objetivo final de saturar alguns destes compostos, e conferir-lhes maiores chances de serem convertidos a H2S, alguns dos componentes no RESOLVE 950 têm maior capacidade para adsorver seletivamente estas moléculas, permitindo um maior tempo de contato para efetuar a transferência de hidrogênio adicional. Outros componentes em sua formulação são capazes de alquilar compostos tiofênicos. Os tiofenos saturados e substituídos são significativamente mais reativos que o próprio tiofeno, permitindo maior conversão a H2S.
 
O uso de aditivos para redução de enxofre na nafta craqueada, como a tecnologia RESOLVE da FCC S.A., pode auxiliar na redução do teor de enxofre da gasolina da UFCC em até 35%.
 
@2020 Fábrica Carioca de Catalisadores - Todos os direitos reservados